Câmara Municipal destaca a importância da Campanha Setembro Amarelo

A Câmara Municipal de Angélica destaca neste mês de setembro a campanha “Setembro Amarelo” de prevenção e combate ao suicídio, com o objetivo de conscientizar e ampliar o acesso à informação. A campanha chama atenção para a importância da disponibilidade e escuta a quem precisa, além de reforçar a necessidade do suporte psicológico.

A Câmara Municipal de Angélica, ressalta a importância desta campanha também aos seus servidores, vereadores e toda população em geral, tendo a iniciativa de dar uma atenção especial a cada um.

O presidente da Câmara Ivo Ferreira de Ipezal,  ressaltou a importância de ouvir as pessoas com empatia e sem julgamentos: “é preciso ter consciência e as famílias levarem a sério, não é frescura. É fácil para quem está fora, mas para quem vive e tem familiar que tirou sua própria vida ou que já tentou algumas vezes sabe como é difícil, é fundamental a conscientização das famílias para buscar ajuda”.

Entenda o Setembro Amarelo

A cada 46 minutos, uma pessoa tira a própria vida no Brasil. Esse é um dos maiores índices no mundo todo. O suicídio é a 3ª maior causa de morte de jovens brasileiros entre 15 e 29 anos. Mas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos casos podem ser prevenidos.

A campanha do Setembro Amarelo acontece anualmente para conscientizar e ampliar o acesso à informação. É preciso quebrar as barreiras e mostrar que os transtornos mentais que podem levar ao suicídio não são sinais de fraqueza, são condições que podem e devem ser tratadas, sem preconceito, sem julgamentos, mas com muito afeto e acolhimento.

Fique atento aos sinais:

Depressão

Isolamento

Desânimo

Desesperança

Histórico de tentativas, psicose e uso abusivo de substâncias psicoativas, como álcool, são fatores de risco, mas possuem tratamentos eficazes.

Se você está precisando de ajuda, busque ajuda médica – ligue 188 (Centro de Valorização da Vida – atendimento 24h).