Campanha Fevereiro Roxo, conscientizando sobre a Fibromialgia, Lúpus e Alzheimer

Apesar de que são doenças diferentes, elas apresentam pontos em comum: são doenças crônicas e incuráveis. O mês de fevereiro ganha a cor roxa com o objetivo de fomentar a conscientização destas doenças com causas ainda desconhecidas pela medicina. A principal intenção da campanha é fazer com que a sociedade compreenda que diagnosticadas precocemente, podem ter os sintomas controlados, melhorando a qualidade de vida de quem convive com elas.

Fibromialgia e Lúpus

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, o Lúpus ocorre em qualquer pessoa, porém, as mulheres são mais acometidas, principalmente entre 20 e 45 anos. Estima-se que no Brasil existem aproximadamente 65 mil pessoas com lúpus. Já a fibromialgia, são mais de 150 milhões de pessoas que sofrem dessa doença no mundo. Segundo o estudo “A prevalência da fibromialgia no Brasil”, calcula-se que existam quatro milhões de pacientes no país, destes, entre 75% e 90% dos afetados são mulheres.

Alzheimer

Com relação ao Alzheimer, a doença se apresenta como uma demência ou perda de funções cognitivas de memória, orientação, atenção e linguagem causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início é possível retardar o avanço e ter mais controle sobre os sintomas.

Essas doenças fazem parte da campanha “Fevereiro Roxo”, que apesar de serem patologias diferentes, carregam consigo uma semelhança: não tem cura! Por isso, a importância do diagnóstico precoce, para que as pessoas que convivem com essa doença possam ter qualidade de vida.