Campanha Setembro Amarelo: Conversar pode mudar Vidas

A Câmara Municipal de Angélica destaca neste mês de setembro a campanha “Setembro Amarelo” de prevenção e combate ao suicídio, com o objetivo de conscientizar e ampliar o acesso à informação. A campanha chama atenção para a importância da disponibilidade e escuta a quem precisa, além de reforçar a necessidade do suporte psicológico.

O presidente da Câmara Ivo Ferreira de Ipezal, ressaltou a importância de ouvir as pessoas com empatia e sem julgamentos: “É preciso ter consciência e as famílias levarem a sério, não é frescura. É fácil para quem está fora, mas para quem vive e tem familiar que tirou sua própria vida ou que já tentou algumas vezes sabe como é difícil, é fundamental a conscientização das famílias para buscar ajuda”.

Entenda o Setembro Amarelo:

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

A campanha do Setembro Amarelo acontece anualmente para conscientizar e ampliar o acesso à informação. É preciso quebrar as barreiras e mostrar que os transtornos mentais que podem levar ao suicídio não são sinais de fraqueza, são condições que podem e devem ser tratadas, sem preconceito, sem julgamentos, mas com muito afeto e acolhimento.

Fique atento aos sinais:

  • Depressão
  • Isolamento
  • Desânimo
  • Desesperança
  • Histórico de tentativas, psicose e uso abusivo de substâncias psicoativas, como álcool, são fatores de risco, mas possuem tratamentos eficazes.

Se você está precisando de ajuda, busque ajuda médica ou psicológica nas UBSs do nosso Município ou – ligue 188 (Centro de Valorização da Vida – atendimento 24h).